Saída é investir em medicina de qualidade e inovação, afirma diretor da Unimed Belo Horizonte

O médico José Augusto Ferreira, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Belo Horizonte, falou sobre o cenário atual da Saúde Suplementar e Sistema Unimed. Lembrou que o Brasil vive um cenário econômico marcado por incertezas, com produção industrial e vendas no varejo caindo, o que impacta no número de clientes. São 14 milhões de desempregados no país, em números atualizados, e uma massa salarial que encolheu 20% desde 2012, informa. "A queda foi muito significativa. Apenas em 2030 recuperaremos o que perdemos em três anos", lamenta.
Segundo José Augusto, a saída para enfrentar um cenário tão desfavorável, em que prospectar novos clientes e promover aumentos nos planos seriam difíceis, o investimento deve ser na qualidade da medicina, em uma boa rede de atendimento, aperfeiçoamento da governança corporativa e inovação. "Se nos concentrarmos em fazer uma medicina de qualidade teremos uma saída para o futuro. Temos que olhar para dentro promovendo ações que a assegurem. Temos que controlar nossa sinistralidade, promovendo o consumo consciente dos recursos. O custo assistencial é nossa fonte de riqueza. Aí está a chave do sucesso do nosso negócio", pontua.

José Augusto citou como exemplo a própria cooperativa, que começou como cooperativa de trabalho médico, passou a ser operadora de planos de saúde e agora é gestora de um sistema. "Esse é o caminho", frisa.