Benefícios da Governança Corporativa são discutidos
Tema central da segunda reunião de trabalho do Conselho Social da Unimed Cuiabá neste sábado (24.06), a Governança Corporativa foi apresentada pela advogada e especialista em finanças Andreza Merçon. A palestra contou com conceitos sobre o Programa de Integridade e de que maneira ele pode colaborar com a gestão e promover o aumento do capital reputacional da Cooperativa.
De acordo com Andreza, o cenário atual remete à necessidade de grandes esforços para recuperação econômica e melhoria no ambiente corporativo. Por conta disso, cabe aos agentes de Governança o cuidado com a tomada de decisões, além de exigir dos administradores que ajam em conformidade com a lei e boas técnicas de gestão.
“Ética, transparência e sustentabilidade são palavras cada vez mais presentes no mundo corporativo e o legislador brasileiro, desde que regulamentou o Programa de Integridade, dando um grande passo para que o ambiente corporativo brasileiro estivesse em sintonia com as melhores práticas de integridade negocial observadas em todo o mundo”, destacou.
A construção da Governança Corporativa foi outro ponto destacado pela palestrante. Segundo Andreza, o modelo deve ser construído “com observância ao propósito, aos princípios, a crença e aos valores da organização” e por isto é necessário que sejam desenvolvidos os instrumentos que garantam a disseminação dessas premissas. O primeiro passo diz respeito à identificação da identidade da organização e a determinação de como a ética será tratada em suas negociações e tomada de decisões.
“A partir daí, instrumentos como Código de Ética e de Conduta, Políticas e procedimentos efetivos, além do envolvimento direto da alta gestão em torno das boas práticas de Governança Corporativa são ferramentas essenciais para que a ‘forma de governar’ seja estabelecida. Atualmente, ter uma Governança Corporativa atuante, que promova a implantação efetiva de instrumentos que promovam a integridade dos negócios, possui um duplo aspecto que faz toda a diferença no mercado competitivo que vivemos: a adequação à legislação e um ganho reputacional que reflete na rentabilidade do negócio”, disse.