Projeto Idoso Bem Cuidado, exemplo de sucesso da Unimed Juiz de Fora




Em sua palestra na segunda reunião do Conselho Social da Unimed Cuiabá do ano, a Dra. Nathercia Abrão, da Unimed Juiz de Fora, expôs os resultados dos programas daquela singular. Entre os exemplos de sucesso, destacou o projeto Idoso Bem Cuidado.

 “Nós temos uma carteira de clientes envelhecida. O Brasil está se tornando um país de idosos. Se não cuidarmos dos nossos idosos nós perderemos espaço no mercado”, afirmou. De acordo com a médica, até 2030 os casos de acidente domésticos serão a maior causa de morte no país.

Os idosos atendidos são classificados em três níveis, de acordo com a sua necessidade de atendimentos, são eles robusto, pré-frágil e frágil. Os pacientes classificados como robustos são monitorados de forma remota, por meio de um call center próprio. Já os idosos classificados com algum tipo de fragilidade são atendidos por um geriatra que desenvolve um plano de cuidados personalizado.

Esse plano de cuidados fica sob a reponsabilidade da equipe do Espaço Viver Bem. Os idosos que não podem, por qualquer motivo, frequentar esse espaço são atendidos em domicilio por uma equipe multidisciplinar de profissionais que, a todo momento, reportam os dados mais recentes daquele paciente para o médico de família, responsável pelo paciente.

Os dados do projeto mostram que 36% dos pacientes idosos são classificados com algum tipo de fragilidade. Os outros 64% são idosos que ainda mantem sua autonomia. Os dados de Juiz de Fora mostram que naquela região, 53,7% dos idosos se encontram nas categorias de maior fragilidade.