UNIMED JUIZ DE FORA APRESENTA MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE




“É fundamental repensar o modelo de atenção primária à saúde. As operadoras que não fizerem isso não estarão no mercado em um prazo inferior a dez anos”, disse a diretora de Provimento à Saúde da Unimed Juiz de Fora, Drª. Nathércia Abrão, durante a 2ª Reunião do Conselho Social 2018. Ela é responsável pela implantação e operacionalização do Espaço Viver Bem (EVB), Atenção Integral à Saúde (AIS), Telessaúde do Idoso e Unimed Cuidados Continuados (UCC) da singular.

A diretora apresentou as diretrizes aplicadas ao modelo de atenção primária.

Se fazer presente na vida do cliente o tempo todo, de forma ativa
Prover cuidado “integral”, desde o momento da aquisição do plano de saúde
Fidelização do cliente a partir da percepção de valor
Melhorar a eficiência da assistência, pela redução do custo assistencial e aumento da qualidade e segurança do paciente

“Programa de saúde preventiva não é marketing. Tem que haver eficácia e resultados. A Unimed tem que promover o cuidado integral ao paciente deste o momento da adesão ao plano de saúde”, enfatizou. A Diretora defendeu que os programas a serem implementados devem ser os preconizados pela Agência Nacional de Saúde. 

A Unimed Juiz de Fora mudou o foco e seus investimentos em medicina preventiva já agrega resultados. Em 2005 inaugurou o Espaço Viver Bem e iniciou a experiência de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação cardiopulmonar e metabólica. “A Unimed precisa olhar para fora e ver o que os outros estão fazendo. Diversas operadoras já saíram do aquário e adotaram modelos de atenção à saúde”.

Conheça as linhas de cuidados do Espaço Viver Bem Juiz de Fora, atualmente:

Saúde corporativa – Diagnóstico da População; Plano de Ação de Saúde Continuada
Prevenção e Promoção da Saúde – Gerenciamento de Risco; Atividade Física; Telessaúde do idoso
Monitoramento Ambulatorial – Reabilitação Cardiopulmonar Metabólica; Ambulatório de Enfermagem; Ambulatório da Equipe Milti; Saúde do Idoso
Atenção Domiciliar – Gerenciamento de Casos; Intervenção Específica; Materno Infantil; Unimed Cuidados Continuados

“Nossos pacientes do programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica, por exemplo, resistem a deixar o programa porque eles criam laços afetivos com a equipe do Espaço Viver Bem. A equipe do modelo de atenção integrado à saúde tem que ser única. Você pode contratar enfermeiros, assistentes sociais, mas não duplicar equipe ou setor”, disse.